Como prevenir estrias durante a gravidez?
Você sabia que as estrias podem aparecer em 8 a cada 10 mulheres grávidas? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar na prevenção.
O cuidado com a pele é uma das preocupações mais comuns durante a gestação.
Nesse período, o estiramento excessivo da pele, as alterações hormonais e a falta de hidratação costumam resultar no aumento das temidas estrias, que podem aparecer na área dos seios, abdômen, pernas e, às vezes, nos braços.
As estrias são lesões na pele inicialmente visíveis, como marcas finas de cor avermelhada ou arroxeada, que gradualmente aumentam de tamanho e mudam de tonalidade até ficarem brancas ou prateadas.
Por que as estrias aparecem durante a gravidez?
As estrias costumam aparecer durante o terceiro trimestre da gestação porque é nessa fase em que o bebê cresce mais rápido e precisa de mais espaço. Por conta disso, a pele do abdômen se estica rapidamente.
E é nesse momento que as estrias aparecem, devido ao crescimento acelerado do corpo. Dessa forma, a pele não tem tempo para se adaptar às alterações.
Outro fator que pode influenciar são as alterações hormonais. Esta parte ainda está em discussão com os profissionais de saúde, uma vez que eles garantem que altos níveis de hormônios podem ajudar a hidratar a pele. O que pode mudar na gestação é a forma como o colágeno age sobre a cútis, facilitando o aparecimento de estrias.
Dito isso, o que fazer para prevenir as estrias?
Uma dieta equilibrada pode ajudar a prevenir estrias
A falta das Vitaminas E, C e B5, assim como de minerais como zinco e cobre, pode aumentar o risco de aparecimento das estrias. Esses nutrientes promovem a produção de um colágeno de melhor qualidade.
Alimentos ricos em Vitamina E
A vitamina E ajuda a pele a ter a elasticidade necessária para evitar o aparecimento de estrias. Alguns alimentos que você pode incluir em sua rotina alimentar são:
- Frutas secas;
- Óleo vegetal;
- Vegetais de folhas verdes;
- Cereais fortificados;
- Multivitamínicos com vitamina E.
Outra forma de garantir que você está consumindo a quantidade suficiente de Vitamina E é suplementar um multivitamínico durante o pré-natal que contenha esse importante nutriente. Ele pode ajudar a suprir essas necessidades, além de outros nutrientes essenciais para manter sua saúde e auxiliar no desenvolvimento adequado do bebê.
Uma hidratação adequada ajuda a prevenir as estrias
A água quente pode ressecar a pele e enfraquecer a elasticidade, aumentando a probabilidade do desenvolvimento das estrias.
Para prevenir as estrias, recomenda-se usar água morna ou fria durante o banho. Além disso, é importante usar um sabonete suave que não contenha produtos químicos agressivos que possam danificar a pele.
Também é recomendado aplicar um creme hidratante após o banho, pois isso ajuda a manter a pele macia e flexível.
E por último mas não menos importante: beba muita água todos os dias.
Faça exercícios para melhorar a circulação da pele
Fazer exercícios regularmente pode ajudar a melhorar a circulação da pele e reduzir a probabilidade de desenvolver estrias.
Realize exercícios de alongamento suaves para ajudar a manter a elasticidade da pele e reduzir a tensão nas áreas propensas a estrias, como abdômen, coxas e seios.
Beba bastante água antes, durante e após o exercício para manter sua pele hidratada e macia.
Evite coçar a pele
É muito provável que o ressecamento e o estiramento causem coceira intensa, mas isso só irá danificar ainda mais a pele.
Use cremes hidratantes que contenham Vitamina E, colágeno e elastina para melhorar a elasticidade da pele e prevenir o aparecimento de estrias.
Se as estrias já apareceram, você pode evitar que as lesões aumentem de tamanho com essas mesmas recomendações.
As dicas não substituem uma consulta médica. Procure um profissional de saúde para recomendações individualizadas.
Artigos relacionados