Quando eu ficarei fértil?
Use nossa calculadora de ovulação para conhecer seus dias mais férteis e, assim, aumentar suas chances de engravidar.
Você está pensando em ter um filho? A calculadora de ovulação te ajudará a identificar os dias em que há uma maior probabilidade de engravidar e, ainda, entender mais sobre seu corpo mês a mês.
Existe o mito de que os ciclos menstruais duram sempre 28 dias e as mulheres ovulam no dia 14, mas é importante lembrar que todos os corpos são diferentes e tudo isso pode variar.
Duração do seu ciclo *
O que é a ovulação?
A ovulação é um processo normal no corpo da mulher que ocorre todos os meses na metade do ciclo menstrual.
Nesse momento, o óvulo já está maduro e sai do ovário em direção às trompas de Falópio, preparado para encontrar os espermatozoides e, assim, ocorrer a fecundação.
O óvulo, após ser liberado, sobrevive por 24 horas, mas isso não significa que você só tenha esse tempo para engravidar, pois o tempo de vida do espermatozoide também influencia.
Eles podem sobreviver no corpo até cinco dias, o que não impede a concepção mesmo se acontecer se a relação sexual ocorrer quatro ou cinco dias antes da ovulação.
Como funciona a calculadora de ovulação?
Embora cada corpo seja diferente, a calculadora de ovulação te dá a possibilidade de identificar como o seu ciclo funciona, deixando claro qual é o momento mais indicado para que a relação sexual ocorra, aumentando as chances de engravidar.
Você só precisa inserir o primeiro dia do seu período e a duração habitual dos seus ciclos menstruais, assim você saberá quais são seus dias mais férteis.
Isso pode ajudar a aliviar neste momento em que você deseja tanto ter um bebê.
Fases da ovulação
A ovulação ocorre em três fases:
- Fase folicular: começa no dia em que inicia o período. Durante essa fase, os folículos que abrigam o óvulo começam a se desenvolver e tem uma duração de 14 dias.
- Fase ovulatória: os níveis de estrogênio do organismo disparam, liberando o óvulo de um dos folículos entre 1 e 3 dias após o aumento hormonal. Dura aproximadamente 6 dias.
- Fase lútea: sempre tem a mesma duração por ser a parte final do ciclo, mas varia conforme a primeira fase. Começa ao finalizar a ovulação, termina quando a menstruação desce ou ocorre a fecundação e tem uma duração de 8 a 10 dias. Aqui também pode haver um leve sangramento devido à implantação.
Sintomas que indicam que você está ovulando
A calculadora de ovulação te fornece informações sobre um processo normal na mulher, no entanto, o corpo também dá sinais. A seguir, listamos os sintomas:
- Dor e sensibilidade nos seios;
- Secreção vaginal parecida com clara de ovo;
- Libido muito mais alta;
- Cansaço e, em alguns casos, dor nas pernas;
- Sangramento;
- Dor abdominal semelhante a cólicas.
Momentos em que você pode engravidar
Se o seu desejo é engravidar, a calculadora de ovulação te ajudará a identificar em quais dias do mês isso pode acontecer. No entanto, existem dúvidas sobre os momentos em que você pode ou não conceber:
- Durante a menstruação: é muito improvável engravidar porque a ovulação ainda não ocorreu, embora existam mulheres que têm ciclos muito curtos ou sangramento entre um ciclo e outro, e o sêmen ainda pode fecundar.
- Na primeira relação sexual: há sempre um risco associado à primeira relação após a mudança de um método anticoncepcional ou a remoção do DIU. No caso de implantes ou injeções hormonais, pode levar algum tempo até que os ovários retomem seu funcionamento normal.
- Relações frequentes, a cada 2 ou 3 dias: se o seu objetivo é engravidar, é fundamental que a última ejaculação do seu parceiro não tenha ocorrido há mais de seis dias. Nesse intervalo, o sêmen apresenta melhores condições de mobilidade e maior capacidade de fecundação. Além disso, se as relações ocorrerem com mais frequência, a probabilidade de fecundação aumenta consideravelmente.
Cada vez mais, as mulheres se preocupam em conhecer seu corpo e querem estar cientes de seus ciclos menstruais para engravidar com maior certeza. A calculadora de ovulação se tornou um mecanismo eficaz com alta precisão e confiabilidade.
As dicas não substituem uma consulta médica. Procure um profissional de saúde para receber orientações individualizadas.
Artigos relacionados
Outras ferramentas