Tenho 40 anos e quero ter um bebê!
Eu sei, tenho 40 anos... e depois? Eu sei que é mais difícil ter um bebê nesta idade, já me disseram, mas não impossível!
Veja se você pode ter um bebê com 40 anos
Gravidez aos 40 anos
Embora as gestações tardias não sejam normais, fique descansada porque a maior parte delas evolui sem qualquer complicação. Com um acompanhamento médico cuidadoso, você dará à luz um bebê cheio de saúde! As palavras-chave são: ter confiança e manter o cuidado.
O meu check-up
"Não espere que aconteça": geralmente, esse é o conselho dos ginecologistas às mulheres que desejam ter um bebê quando estão perto dos quarenta. Embora do ponto de vista estatístico as gravidezes tardias acontecerem com cada vez mais frequência, existe um risco a considerar: a queda da fertilidade a partir dos 35 anos. As probabilidades de conceber um bebê durante um ciclo mensal são de 1 em cada 4 aos 20 anos, 1 em cada 8 aos 35 anos e 1 em cada 12 a partir dos 40 anos. Por isso, aconselhamos que consulte o seu médico ou ginecologista e faça um check-up o quanto antes para que possa aproveitar ao máximo todas as possibilidades.
Se você tem mais de 35 anos e está tentando engravidar sem sucesso há mais de 6 meses, consulte o seu médico ou ginecologista. As técnicas de reprodução medicamente assistida, que incluem a fertilização in vitro e a inseminação artificial, têm taxas de sucesso encorajantes. Embora esses tratamentos sejam exigentes, tanto física como psicologicamente, têm-se demonstrado bem-sucedidos.
Tornar-se mãe aos 40 anos: eu tomo conta de mim
As gestações tardias são mais arriscadas? Sim, é verdade, mas, graças aos avanços e progressos na área da medicina e nos exames médicos, os riscos são agora muito mais controlados. O mais importante é estar atenta e ouvir o seu corpo e, acima de tudo, evitar cansaço. A gravidez tem de ser a sua prioridade. Sem dúvida, você esperou muito antes de decidir ter um bebê: trabalho, viagens, saídas... a sua vida tem sido bem cheia. Agora, é o momento de aprender a relaxar. Tem de ter em conta o seguinte:
- De uma forma geral, no dia a dia, vai sentir-se mais cansada.
- Há um risco aumentado de doenças, como hipertensão arterial, diabetes gestacional, etc.
- A probabilidade de sofrer um aborto é maior, especialmente durante os primeiros três meses de gravidez.
Sem se deixar ir pelo receio, lembre-se de ter as suas prioridades bem arrumadas. Todas as mães confirmam que o fim justifica os meios!
O meu bebê cheio de saúde
Graças aos avanços e progressos na área da medicina e aos vários exames durante o percurso da sua gravidez, o seu bebê vai estar totalmente "sob o controle" e nascerá perfeito. Para prevenir qualquer risco, a amniocentese é recomendada a toda mulher grávida com mais de 38 anos. O objetivo é detectar uma possível trissomia 21 ou outra anomalia cromossômica. O risco de ter uma trissomia 21 é de 1 em cada 1.500 bebês aos 20 anos e de 1 em cada 100 aos 40 anos. Em caso de resultado positivo, pode ser considerada uma IVG (Interrupção Voluntária da Gravidez). A parte positiva é que, ao contrário da ideia geral, outros riscos de anomalias congênitas aumentam muito pouco com a idade.
Portanto, fique calma, pois o desejo de ter um bebê é, antes de mais nada, um estado de espírito. Mantenha a sua confiança. E, acima de tudo, não esqueça que é o momento de muitos mimos!
Artigos relacionados