Quais os Sintomas da Diabetes Gestacional?
Uma das minhas amigas teve diabetes durante a gravidez. Se isso me acontecer, será grave para o meu bebê? Quando diagnosticada durante a gravidez, a diabetes gestacional é um problema sério. Adotando certas precauções, e com acompanhamento médico regular, o seu bebê nascerá completamente saudável!
O que é a diabetes gestacional?
É um tipo de diabetes que só se manifesta durante a gravidez e geralmente desaparece depois do nascimento. A diabetes gestacional caracteriza-se por um aumento do açúcar no sangue (92mg/dl ou superior), onde a insulina produzida pelo pâncreas não é suficiente para regularizá-lo. A gravidez é um período particular de alto risco uma vez que as necessidades de insulina são maiores.
Existem sintomas de alerta? Como diagnosticar a diabetes gestacional?
Alguns sintomas podem alertar o médico: sede intensa, vontade frequente de urinar, cansaço. A diabetes gestacional pode ser diagnosticada entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez após um exame de sangue. Esse exame é normalmente prescrito durante o 6º mês de gravidez.
Quais as consequências da diabetes gestacional para o meu bebê?
A maioria das mulheres grávidas que sofrem de diabetes dão à luz a bebês saudáveis, sem qualquer problema. Contudo, se não for bem monitorada, a diabetes pode levar a um aumento excessivo de peso do seu bebê -mais de 4kg, tornando o parto mais complicado: há um aumento de risco de parto por cesariana.
Existem alguns fatores de risco para contrair diabetes gestacional?
Sim, algumas mulheres são mais predispostas do que outras. Especialmente se: existir histórico familiar de diabetes, ter excesso de peso, já teve diabetes em outra gravidez, tem mais de 35 anos ou já teve algum bebê com mais de 4kg.
É necessário alterar a minha alimentação para evitar diabetes gestacional?
O primeiro passo é fazer refeições equilibradas e a intervalos regulares (três refeições por dia + mais duas ou três pequenas refeições) para evitar flutuações excessivas da sua glicemia. Não pule refeições e evite petiscar em excesso.
Siga os bons hábitos alimentares!
Prefira hidratos de carbono complexos - cereais, leguminosas, arroz, massa etc.- em lugar de açúcares simples : bolos, açúcar, compotas, bebidas açucaradas e doces etc.
Evite alimentos com alto índice glicêmico, que irão levar a um rápido aumento de produção de insulina, como pão branco, batatas, arroz branco, bolos etc. Prefira os baixo índice glicêmico como massa integral, arroz integral, quinoa etc.
Consuma fruta e vegetais verdes suficientes para se beneficiar do seu alto conteúdo de fibra, o que ajudará a regular a absorção de hidratos de carbono. No caso das frutas não consuma mais de duas por dia, e as deixe sempre para o final da refeição.
Ingira alimentos ricos em proteína em cada refeição.
Evite alimentos ricos em gordura como bolos, queijos etc.
O seu médico lhe dará toda a informação sobre os mecanismos da glicemia e também poderá lhe indicar um nutricionista, para que elabore um plano alimentar adequado.
Que outras precauções devo adotar para evitar a diabetes gestacional?
Um estilo de vida saudável é igualmente importante. Lembre-se de sair para tomar um ar, fazer exercício (por ex. natação) e caminhar pelo menos 30 minutos por dia. Tudo isso deve ser feito sem esforço, claro! Meia hora de atividade física moderada por dia é importante para ajudar a regular sua glicemia.
Depois do nascimento eu, e meu bebê, vamos ter diabetes?
Fique tranquila que o seu bebê não nascerá com diabetes. O mesmo também vale para você. Em 98% dos casos, a diabetes vai desaparecer depois do nascimento do bebê, mas de qualquer forma existe um risco de desenvolver diabetes crônica. Você pode reduzir esse risco mantendo uma alimentação equilibrada e praticando atividade física regularmente. Se ficar grávida novamente, o risco de vir a desenvolver diabetes gestacional será muito alto. Por isso, é necessário fazer uma análise para diagnóstico logo no início da nova gravidez.
Artigos relacionados