Pós-parto: quando a vida muda para sempre
Depois que o seu bebê nasce, você descobre qualidades que nem imaginava que tivesse. Praticamente, durante o pós-parto, você percebe que sua vida mudou para sempre.
Veja o que muda na sua vida depois pós-parto:
O que dizer sobre as mudanças emocionais. Durante o pós-parto, as novas mães experimentam sentimentos e sensações intensas de alegria, desilusão, temor, esgotamento, solidão e irritação. Inclusive, você pode sentir que cuidar de um bebê é mais trabalhoso do que imaginava. Basicamente, sua vida mudou de forma radical. Mas todos estes altos e baixos se devem às mudanças hormonais no seu corpo, ao cansaço e à falta de sono, dor, seios inchados e tensão que tem neste momento.
Não é raro ter baby blues!
É chamado de baby blues estes primeiros dias ou semanas depois do parto. Você pode experimentar sentimentos de decepção, uma necessidade de chorar sem motivo, irritabilidade, impaciência e ansiedade. A boa notícia é que tudo isso desaparece conforme os dias vão passando. Mas, se estas mudanças continuam por mais tempo, ou aparecem outros sentimentos como os listados abaixo, você pode ter depressão pós-parto:
- Tristeza
- Medo
- Baixa autoestima
- Choro incontrolável
- Sentimento de culpa
- Alterações nos padrões de sono e de alimentação
- Isolar-se de amigos e familiares
- Pensar em fazer algo de ruim a você mesma ou ao seu bebê
- Perder o interesse nas atividades que antes você gostava de realizar
- Ter dores de cabeça frequentes, problemas estomacais e dor muscular
Lembre-se: se esta etapa tiver mudanças e desajustes identificados como depressão pós-parto, não se soluciona com o tempo nem com conselhos, mas sim com um tratamento especializado por um profissional da saúde.
Não se esqueça das mudanças físicas!
Nesta etapa também acontecem mudanças físicas, pois é o momento em que seu corpo está sensível e dolorido, se acomodando novamente e experimentando novos processos como a amamentação.
Agora é preciso cuidar de si mesma e do seu corpo, e também de um pequeno ser que depende de você para tudo. Por este motivo, o pós-parto é útil para recobrar a força e dar o melhor de si. Mas como conseguir?
- Tire sonecas quando seu bebê dormir (é certo que é um pouco picado, mas necessário)
- Alimente-se de forma saudável
- Coloque gelo sobre seus seios e use um sutiã sem aros, que ofereça o suporte adequado. Também deixe os seios ao ar livre o maior tempo possível. Lembre-se que estão muito sensíveis neste momento.
- Se o parto for por cesárea, mantenha o corte limpo e seco.
- Aprenda a pedir e a ganhar ajuda. Você não foi feita para fazer isso sozinha.
- Use este tempo com muita calma. Você deve se cuidar e conhecer seu bebê. As visitas, limpeza da casa ou trocar os presentes podem esperar.
Como você pode perceber, a vida no pós-parto pode ser caótica e muito cansativa, mas enquanto seu corpo se recupera, seu humor e alegria vão melhorando.
O importante é ter ao seu lado alguém com quem possa compartilhar sua alegria e suas preocupações. E que sinta o apoio que precisa nesta linda transição.
O que não te contam sobre o pós-parto
Você tem dúvidas sobre a recuperação no pós-parto? A Ginecologista e Obstetra Dra. Barbara Zeiger explica o que não costumam falar sobre esse período. Assista ao vídeo!
Artigos relacionados