Por que me sinto tão triste depois do parto?
Saiba as causas e os possíveis motivos da tristeza pós-parto
Existe uma infinidade de mudanças que acontecem no decorrer da gravidez. Muitas mulheres começam a sentir medo, ou inquietude, desde o começo. No entanto, depois do parto, costumam aparecer alguns episódios de tristeza, ansiedade, sobrecarga, cansaço ou frustração. E ainda, que na sua maioria sejam passageiros e não requererem atendimento especializado, é importante dar atenção a esses sintomas, pois pode se tratar de um problema mais sério.
Existem muitos fatores que influenciam e intervém na probabilidade de se ter depressão pós-parto:
- Os níveis de hormônios - estrogênio e progesterona - baixam rapidamente depois do parto.
- A constante preocupação pelo cuidado de um novo ser.
- Os cuidados que um bebê recém-nascido requer são tão constantes, que o acúmulo de cansaço e a falta de sono podem resultar em frustração.
- As novas tarefas na vida diária e a mudança das atividades - sentir falta da rotina que tinha antes.
- A preocupação econômica, as questões pessoais, de trabalho, de casa, ou inclusive a dúvida sobre a capacidade de cuidar para o desenvolvimento de uma criança saudável.
- Algumas mulheres sentem tristeza, ou insegurança, por sua aparência, e pela transformação do seu corpo durante e depois da gravidez.
- Doença ou anomalias no bebê recém-nascido.
- Uma má relação de casal ou com a família.
- Contar com pouco apoio.
- Ter menos tempo para si mesma e para nutrir suas relações familiares, sociais e de trabalho.
Os sintomas mais frequentes da tristeza pós-parto são:
- Mudanças no apetite.
- Irritabilidade.
- Perda de interesse no cuidado pessoal.
- Ter pensamentos negativos para o bebê ou outras pessoas.
- Perda de energia.
- Dificuldade para se concentrar.
- Sentimento de culpa.
- Sentimento de inutilidade.
- Ansiedade.
- Problemas para conciliar o sono.
- Pouco desejo sexual.
- Dificuldade para completar atividades de trabalho ou do lar.
A depressão pós-parto pode ocorrer imediatamente depois do parto, poucas semanas depois ou até um ano depois do nascimento do bebê.
Se você, ou alguém que conhece, está passando por esta situação, a primeira atitude a tomar é pedir ajuda!
Estar acompanhada, conversar o que sente ou passar um tempo com amigos e familiares pode ajudar a melhorar seu humor. Peça a alguém que a ajude a cuidar do bebê, enquanto você toma um banho relaxante, dorme um pouco ou sai para dar um passeio.
É muito importante não esconder ou reprimir seus sentimentos. Não sinta vergonha de comentar o que acontece com você. Procure grupos de apoio onde possa compartilhar sua experiência, e encontrar mulheres que tenham passado o mesmo que você. Sentir-se ouvida, mimada e entendida pode fazer a diferença.
Os primeiros meses depois do parto costumam ser complicados, no entanto, você não deve esquecer que, para se sentir melhor você deve gostar de você mesma - este é um grande momento para mudar seu look, arrumar seu cabelo ou fazer as unhas.
A maternidade costuma ser um caminho complicado, com muitas mudanças, mas lembre-se: você não está sozinha e que é totalmente válido pedir ajuda, seja para descansar ou sair para se divertir. Não se esqueça que tudo começa em você: se você está bem, seu bebê também estará.
Para saber mais informações sobre a nutrição e os cuidados para você e seu bebê, cadastre-se e faça parte da nossa comunidade.
Artigos relacionados