Lidando com a tristeza pós-parto
Assim que o seu pequeno chegar, é fácil esquecer de você mesma - mas uma mamãe feliz significa um bebê feliz. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para garantir que a tristeza pós-parto - ou ansiedade pós-parto- não tire o melhor de você.
Veja como lidar com a tristeza pós-parto
- Converse com amigos e familiares se você achar que está com tristeza pós-parto. Muitas mulheres passam por ao menos alguns sintomas de tristeza pós-parto imediatamente após o parto. Ela é causada pela mudança repentina nos hormônios, combinada com estresse, isolamento, privação de sono e fadiga. Você pode se sentir mais chorosa, sobrecarregada e emocionalmente frágil.
- A tristeza pós-parto é perfeitamente normal, mas se os seus sintomas não sumirem após algumas semanas, ou piorarem, talvez você esteja sofrendo com depressão pós-parto. Leia a nossa lista de verificação de Sinais de Tristeza Pós-Parto vs Depressão Pós-Parto para saber mais.
- Converse com outros pais de primeira viagem. Eles podem estar passando por algo semelhante.
- Conheça um grupo de mães para conhecer pais que estão no mesmo barco.
- Tente fazer aulas de atividades para bebês para conhecer novos amigos pais.
- Se você estiver se sentindo sozinha, confira a nossa lista de verificação de 10 coisas a fazer com o bebê - que dão algo de volta para você.
- Tente aplicativos como o Calm, ou outros aplicativos de meditação e atenção plena.
- Considere conversar com um profissional, existem pessoas que podem ajudar. Pergunte ao seu profissional de saúde por onde você deve começar.
- Mantenha-se ativa. É surpreendente o que um pouco de exercício pode fazer pelo seu humor.
- Coma uma dieta saudável e bem equilibrada.
- Além de tentar tomar um pouco de sol, considere um suplemento diário com 10 mcg de Vitamina D.
- Tente reservar tempo para coisas simples como tomar banho e cuidar do seu cabelo - essas atividades podem fazer uma grande diferença.
- Escreva um diário de humor. Anotar como você se sente a cada dia pode ajudá-la a perceber o que te faz feliz e o que não faz.
- Seja mais gentil com você mesma. Você está fazendo o seu melhor - você não precisa ser perfeita.
- Peça ajuda a amigos e familiares. Alguns itens a menos na sua lista de tarefas podem fazer toda a diferença.
Artigos relacionados